sábado, 1 de maio de 2010

Doação de Órgãos

Reflexão

Doar órgãos é um ato de amor!

É preciso olhar sob o ponto de vista do paciente em fila de espera. Imagine...
Tente sentir a angústia de um dia após o outro, aguardando o telefone tocar com a possibilidade de um doador surgir.
Conviva com a deficiência de um órgão frágil, do qual depende sua vida e por muitas vezes, pode morrer enquanto se espera.
Adiciona – se a isso o sofrimento familiar. Todos ficam “doentes” de uma certa maneira. Conseguiu imagina?
Quem sabe, a partir dessa perspectiva, o número de rejeição familiar passe a diminuir!

Quando um transplante é bem sucedido, uma vida é salva e com ele resgata – se também a saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente transplantado.

Você doaria seus órgãos?

“Um dia, um doutor determinará que seu cérebro deixou de funcionar e que basicamente sua vida cessou. Quando isso acontecer não tentem introduzir vida artificial por meio de uma máquina. Ao invés disso, dêem sua visão ao homem que nunca viu o sol nascer ou o amor nos olhos de uma mulher. Dêem seu coração a uma pessoa, cujo coração só causou intermináveis dores. Dêem seus rins a uma pessoa que depende de uma máquina para existir, semana a semana. Permita que pegue seu sangue, seus ossos, cada músculo e nervos do seu corpo e encontre um meio de fazer uma criança que não caminha por alguma deficiência a andar. Suas células se necessário, para utilizarem de alguma maneira.
Que um dia um garoto mudo seja capaz de gritar quando seu time marcar um gol e uma menina surda passe a ouvir o barulho da água da chuva caindo.
Se realmente quiserem enterrar alguma coisa sua, que seja suas falhas, fraquezas e preconceitos contra seus semelhantes.
E que além das boas lembranças, fiquem vivas pessoas através de seus órgãos e seu gesto solidário!

Doe vidas... Doe órgãos!

Oração do doador

Ao Deus do meu coração e do meu entendimento, que me proporcionou um corpo saudável e um coração generoso. Fazei que, nenhuma vontade de familiares ou amigos, suplante o meu desejo e determinação de ser um doador de órgãos e de tecidos. Rogo, a todos que tiveram oportunidade e influenciaram em minha vida. Que após a minha morte, reservo – me o direito de agradecendo ao Criador devolver este corpo que serviu de vestimenta ao meu ser, para que continue a servir ao meu Deus e a humanidade. Que assim seja!

3 comentários: